Início do Ano Letivo:

Novas Atitudes para Novas Expectativas

 

 

Não há quem não se anime com o cheirinho de material escolar novo e a expectativa de aprendizados e amizades os quais cada ano letivo que se inicia promete.

 

Mesmo que a criança não tenha tido boas experiências com a escola no ano que se passou, as famílias têm uma atitude geralmente otimista, afinal, é uma nova etapa e isto por si só costuma ser suficiente para reacender as esperanças. Troca de professores, novos colegas e outras mudanças que possam ter ocorrido na escola certamente tecerão novas experiências.

 

Criar expectativas positivas com a criança é o melhor caminho, pois ela precisa desejar ir à escola, estar motivada para o que vem pela frente. Porém, também é importante não afastá-la demais da realidade: a criança precisa saber que as coisas não mudam como mágica, que muito depende de nosso empenho em mudá-las, ou pelo menos de nossa capacidade de lidarmos com as situações de forma diferente.

 

Assim, por exemplo, se a criança teve dificuldade de aprendizado, família e escola precisam estar conscientes de quais foram os elementos que influenciaram esta situação

para fazerem diferente este ano. Já no caso de uma criança que brigava com colegas, apenas a saída de alguns colegas e entrada de outros não é suficiente. É necessário que a criança venha a aprender uma outra forma de lidar com as situações que lhe causem desafetos. Pensando dessa forma, estaremos olhando para as questões escolares de maneira preventiva e evitando que os mesmos problemas ocorram novamente.

 

Desse modo, sem perder uma atitude positiva perante o novo, não podemos achar que somente o fato de ser novo trará resoluções para os problemas. Por isto, não deixe de conversar na escola sobre suas preocupações. Sendo necessário, também é possível procurar profissionais especializados no atendimento de crianças que possam lhe auxiliar em suas dúvidas sobre como possibilitar que este novo traga novidades ao invés de uma repetição do que já ocorreu no ano passado.

 

Yara de Paula Picchetti

Psicóloga – USP

Mestra em Educação – UFRGS

Atendimento de crianças e adolescentes com queixas escolares

CRP 07/23642

Rua Gomes Portinho, 17, sala 1202          Novo Hamburgo - Centro         Tel.(51)98143-8896