Dia das Crianças

 

 

 

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. A data vem lembrar da importância de olhar para as crianças como sujeitos de direitos e em desenvolvimento, que precisam de proteção e cuidados. 

 

Já para as crianças, a data é mais um dia de ganhar presente. Assim como também acontece com outras (por exemplo aniversário e natal), esta data celebrativa foi cooptada pelo mercado de consumo, muitas vezes ficando restrita à entrega de presentes materiais. Estes podem ter o valor simbólico da lembrança e agrado ou apenas mais uma conquista de posse, dependendo muito do sentido que nós adultos ajudamos a criança a atribuir ao gesto de presentear. Passeios também são uma opção na tentativa de fugir um pouco do consumismo e aproveitar momentos com a família e amigos.

 

Em geral, as crianças desejam os brinquedos e aparelhos que veem nos comerciais ou aqueles que algum colega tem igual. Assim, as crianças optam dentro daquilo que faz parte de seu mundo e está ao alcance de seu conhecimento. Nosso papel como adultos é também mostrar às crianças outras possibilidades.

 

 

 

 

Em nossa cultura, a infância é um período da vida muito associado à inocência e à esperança para o futuro, justamente pelo fato de que estes pequenos indivíduos ainda têm uma gama enorme de conhecimento a adquirir e infinitas possibilidades pela frente em sua vida. Que este dia possa então servir para refletirmos um pouco sobre nossa compreensão acerca da infância e sobre o que fazemos diante da vulnerabilidade as crianças às nossas decisões. E que as crianças possam fazer o que fazem de melhor: Brincar!

 

Me. Yara de Paula Picchetti

CRP 07/23642

Texto originalmente publicado na informativo do Colégio Luterano - Outubro 2015.

Rua Gomes Portinho, 17, sala 1202          Novo Hamburgo - Centro         Tel.(51)98143-8896